A paciente em questão é do sexo feminino, com 48 anos de idade. Esta paciente usou durante vários anos uma prótese removível, pois perdeu um dos seus dentes definitivos muito cedo, contudo esta prótese causava-lhe alguns incómodos e constrangimentos.
DentalSul

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015
quinta-feira, 15 de janeiro de 2015
Caso Clínico 12 – Reabilitação Mandibular total em Zircónio
A paciente em questão é do sexo feminino, com 65 anos de idade. Esta paciente apresentava inicialmente coroas provisórias muito mal adaptadas, com consequente gengivite, apresentando também ausência de alguns dentes.
Iniciou connosco o tratamento de reabilitação, numa primeira fase fez a reabilitação superior da qual já vos falamos e apresentamos no caso clínico 3. Mais recentemente fez então a reabilitação inferior, o plano de tratamento proposto passou pela colocação de coroas e pontes cerâmicas (zircónio), uma vez que se conseguiram conservar os seus dentes naturais, dando-lhes apenas a forma, cor e dimensão pretendidas, resultando num aspecto natural e saudável.
quarta-feira, 14 de janeiro de 2015
Uma questão de Saúde
De acordo com o jornal inglês Daily Mail, quando as pessoas cuidam da saúde oral, estão a cuidar também da saúde geral do corpo. No artigo publicado pelo jornal, fazer checkups regulares, ter dentes limpos e uma boca saudável pode aumentar a longevidade e levar ao diagnóstico precoce, tratamento e prevenção de uma série de doenças como anemia ou problemas cardíacos.
Consultor científico da British Dental Association, o professor Damien Walmsley, disse: "a boa notícia é que a maioria dos casos de doença periodontal são tratáveis e, mais importante, podem ser evitadas".
Consultor científico da British Dental Association, o professor Damien Walmsley, disse: "a boa notícia é que a maioria dos casos de doença periodontal são tratáveis e, mais importante, podem ser evitadas".
Escova de Dentes - um pouco de história....
Sabia que a escova de dentes mais antiga de que se tem notícia foi encontrada num túmulo egípcio datado de 3 mil anos a.C. e era um pequeno galho com a ponta desfiada!
Evolução Histórica da prática Odontológica
Se voltarmos para séculos atrás notamos que o atendimento era feito em condições precárias e que até ao século XIX a prática da odontologia era efetuada por cirurgiões e barbeiros.
O local onde era feito o tratamento dentário foi alvo de uma longa evolução. Nos primórdios, o "dentista" sentava-se no chão diante do paciente para realizar o tratamento.
A cadeira odontológica mais antiga que se tem conhecimento foi utilizada por Josiah Flagg nos Estados Unidos entre 1790 e 1812. Era de nogueira, possuía um almofadado para a cabeça e apoio para os braços. A cadeira era sempre colocada próxima a uma janela pois o tratamento era feito com a luz natural.
Caso Clínico 11
Com 65 anos, esta nossa paciente sofria de bruxismo (dentes com enorme desgaste e perda de dimensão vertical elevada).
Sofria também de ausência de vários dentes, periodontite crónica generalizada e problemas de articulação devido ao desgaste dentário.
Para o seu tratamento foram realizadas extracções aos incisivos inferiores, uma vez que se encontravam com enorme mobilidade e sem qualquer hipótese de recuperação. Após realizadas as extracções demos seguimento à sua reabilitação com implantes, onde para além da recuperação dos dentes extraídos, reabilitou-se igualmente os pré- molares onde se recuperou a sua antiga dimensão vertical (recuperação da dimensão dos dentes naturais).
A nível de reabilitação superior, esta nossa paciente colocou coroas em zircónio, sendo uma óptima opção tanto a nível clínico como estético.
Conseguimos desta forma devolver o sorriso e o bem estar num curto espaço de tempo.
Caso Clínico 10 - Reabilitação superior total com coroas sobre implantes
Paciente masculino com 69 anos com ausência de todos os dentes do maxilar superior á excepção do siso e com dimensão óssea reduzida.
Foi proposta reabilitação superior total com coroas sobre implantes.
Foram colocados apenas 4 implantes para suporte de todas as coroas (10). Devido à falta de dimensão óssea não foi possível a colocação de 6 implantes (o recomendado para uma reabilitação com 12 coroas) nem mesmo recorrendo ao enxerto ósseo – levantamento de seio maxilar.
A única solução para reabilitar este paciente com pelo menos mais 2 coroas, seria com a colocação de 2 implantes zigomáticos (implantes colocados no osso zigomático aquando da ausência de massa óssea na maxila), mas em consenso com o nosso paciente decidimos reduzir o número de coroas e reabilitar apenas com 4 implantes.
Conseguimos desta forma um óptimo resultado estético.
Caso Clínico 9 - Devolver um sorriso em poucas horas
Este nosso paciente era desdentado total à mais de 10 anos e decidiu aos 84 anos recuperar o seu sorriso e hábitos alimentares.
Com apenas 4 implantes conseguimos devolver todos os dentes em falta na mandíbula do paciente, numa cirurgia de aproximadamente 2 horas.
Após colocação da prótese o paciente passou a poder mastigar imediatamente (prótese colocada em carga imediata).
sábado, 10 de janeiro de 2015
Caso Clínico 8
A nossa seguinte paciente é uma jovem de 27 anos que perdeu um dos seus dentes devido a um traumatismo.
Como reunia todas as condições clínicas, o espaço dentário foi reabilitado com um implante.
Uma cirurgia simples, rápida e bastante eficaz a nível estético e funcional.
ANTES
DEPOIS
Caso Clínico 7 - Reconstruir sorriso em apenas 1 dia
Paciente masculino com 60 anos, apresentava ausência de incisivos centrais superiores, caries muito extensas nos caninos e incisivos laterais, comprometendo deste modo a função mastigatória e estética.
O paciente apresentava um implante mas sem qualquer tipo de reabilitação.
Esta ausência dentária perturbava bastante o nosso paciente em termos psicológicos e emocionais.
Apos o diagnóstico e para a resolução deste caso, optamos por fazer uma reabilitação para que o nosso paciente pudesse ter os dentes no mesmo dia.
Assim sendo foi feita uma cirurgia para a colocação de 3 implantes, que juntamente com o implante já existente possibilitou-nos a reabilitação imediata com 6 coroas provisórias.
Desta forma o nosso paciente recuperou o seu sorriso no mesmo dia da cirurgia.
Esperamos com isto ter contribuído para que ele recupere o mais rapidamente possível a sua auto-estima.
Implantes colocados na cirurgia (verde).
Implante já existente (azul
Resultado Final:
Caso Clínico 6 - Dente em um dia
Paciente feminina de 36 anos de idade, apresentava incisivo lateral superior esquerdo com uma lesão irreversível a nível radicular, sendo um dente com prognóstico reservado.
Foi proposto como plano tratamento a extracção do respectivo dente, colocação do implante e da respectiva coroa em função/carga imediata no mesmo dia.
A coroa colocada é provisória, tendo como objectivo a obtenção de uma melhoria estética imediata, sendo substituída por uma coroa cerâmica definitiva após 3 meses.
Foi proposto como plano tratamento a extracção do respectivo dente, colocação do implante e da respectiva coroa em função/carga imediata no mesmo dia.
A coroa colocada é provisória, tendo como objectivo a obtenção de uma melhoria estética imediata, sendo substituída por uma coroa cerâmica definitiva após 3 meses.
3 meses depois temos o resultado final
sexta-feira, 9 de janeiro de 2015
Caso Clínico 5
Paciente do sexo feminino com 37 anos. Apresentava um microdente no incisivo lateral superior esquerdo, para além disso tinha também incisivos e caninos com dimensões desproporcionais e ainda fracturas no esmalte de todos eles.
Para a sua reabilitação procedeu-se a um alinhamento do nível gengival (gengivectomia) para posteriormente ser reabilitada com facetas cerâmicas (As facetas dentárias são próteses de porcelana finas que são cimentadas na frente dos dentes, proporcionando uma aparência natural, harmoniosa e bastante estética. As facetas dentárias são usadas para corrigir dentes manchados, desalinhados, desgastados ou com espaçamento anormal.)
Antes
Depois
Caso Clínico 4
Queremos partilhar convosco a reabilitação desta nossa paciente com 32 anos de idade que para além do desconforto apresentado, afectava também a sua auto estima e auto confiança.
Com coroas antigas mal adaptadas e consequente gengivite, apresentava também restaurações muito antigas (assinalado na imagem).
Para iniciação do tratamento foi alterado o contorno gengival da paciente (gengivectomia) para que posteriormente pudéssemos reabilitar os incisivos centrais e laterais com coroas totalmente cerâmicas (zircónio).
Com coroas antigas mal adaptadas e consequente gengivite, apresentava também restaurações muito antigas (assinalado na imagem).
Para iniciação do tratamento foi alterado o contorno gengival da paciente (gengivectomia) para que posteriormente pudéssemos reabilitar os incisivos centrais e laterais com coroas totalmente cerâmicas (zircónio).
Depois de terminado o tratamento:
Caso Clínico 3
Paciente feminina, com 65 anos de idade, começou os tratamentos com algumas coroas provisórias muito mal adaptadas, com consequente gengivite, apresentava também ausência de alguns dentes, outros com enorme desgaste e ainda restaurações muito antigas.
Foi proposto a reabilitação com coroas e pontes totalmente cerâmicas (zircónio).
No final do tratamento devolvemos á nossa paciente um sorriso cheio de alegria e confiança.
quinta-feira, 8 de janeiro de 2015
Caso Clínico 2 - Bruxismo ou o Ranger de Dentes
O bruxismo, é um hábito parafuncional que leva o paciente a ranger os dentes de forma rítmica durante o sono ou, menos prejudicialmente, durante o dia. É observada em pacientes de todas as idades e geralmente está relacionada ao alto nível de stress.
O diagnóstico geralmente é feito depois do surgimento de algumas complicações como desgaste nos dentes, dores na musculatura mastigatória, estalidos nas articulações, perdas ósseas na mandíbula e maxila, travamento das articulações temporomandibulares entre outras.
A doença pode atingir qualquer pessoa não tendo relação directa com a faixa etária. A incidência é maior nas mulheres que nos homens. O esmalte dentário é o primeiro a receber os danos do bruxismo, causando assim o desgaste anormal dos dentes, podendo se estender até a gengiva, causando dor. Em dentes mais frágeis, sejam eles cariados ou tratados, a fricção pode provocar quebra e fissuras. As dores de cabeça tensionais são comuns nos portadores de bruxismo.
Foi proposto à nossa paciente uma reabilitação em coroas cerâmicas resolvendo assim os problemas de desgaste causados pelo bruxismo, resolvendo também o problema da coloração amarelada, não solucionável com um simples branqueamento dos dentes, e recuperando a sua dimensão natural.
Saúde Oral desde a Infância
Sabia que…
Segundo a Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária (SPEMD), cerca de 99 por cento das crianças portuguesas têm problemas dentários e apenas 50 por cento vão ao dentista.
Previna a saúde oral do/a seu filho/a, com uma visita à DentalSul!!!!!
Segundo a Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária (SPEMD), cerca de 99 por cento das crianças portuguesas têm problemas dentários e apenas 50 por cento vão ao dentista.
Previna a saúde oral do/a seu filho/a, com uma visita à DentalSul!!!!!
CASO CLÍNICO 1
CONHEÇA O CASO DESTE NOSSO PACIENTE, QUE PARA A SUA REABILITAÇÃO SUBSTITUIU TODOS OS SEUS DENTES NATURAIS POR IMPLANTES A NÍVEL DA MAXILA E MANDÍBULA.
COM 59 ANOS DE IDADE E FUMADOR DURANTE MUITOS ANOS DESENVOLVEU UMA PERIODONTITE GENERALIZADA QUE O DEIXOU COM OS DENTES NO ESTADO QUE VAMOS MOSTRAR.
E VEJA TAMBÉM O RESULTADO FINAL APÓS A INTERVENÇÃO:
Curiosidades sobre dentes
Sabia que:
Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente causando também stress adicional aos músculos de mastigação levando a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas?
quarta-feira, 7 de janeiro de 2015
Assinar:
Postagens (Atom)