O bruxismo, é um hábito parafuncional que leva o paciente a ranger os dentes de forma rítmica durante o sono ou, menos prejudicialmente, durante o dia. É observada em pacientes de todas as idades e geralmente está relacionada ao alto nível de stress.
O diagnóstico geralmente é feito depois do surgimento de algumas complicações como desgaste nos dentes, dores na musculatura mastigatória, estalidos nas articulações, perdas ósseas na mandíbula e maxila, travamento das articulações temporomandibulares entre outras.
A doença pode atingir qualquer pessoa não tendo relação directa com a faixa etária. A incidência é maior nas mulheres que nos homens. O esmalte dentário é o primeiro a receber os danos do bruxismo, causando assim o desgaste anormal dos dentes, podendo se estender até a gengiva, causando dor. Em dentes mais frágeis, sejam eles cariados ou tratados, a fricção pode provocar quebra e fissuras. As dores de cabeça tensionais são comuns nos portadores de bruxismo.
Foi proposto à nossa paciente uma reabilitação em coroas cerâmicas resolvendo assim os problemas de desgaste causados pelo bruxismo, resolvendo também o problema da coloração amarelada, não solucionável com um simples branqueamento dos dentes, e recuperando a sua dimensão natural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário